30 de nov. de 2007

O LÚDICO NA SALA DE AULA

Ao desenvolver a atividade lúdica os alunos adquirem disposições favoráveis à escrita e a leitura.
O lúdico é muito importante para a aprendizagem, pelo brincar a criança constrói seu pensamento lógico; Assim a alfabetização fica mais divertida e duradoura.
Abaixo: texto sobre RIMAS produzido pelo aluno PAULO EMMANUEL OLIVEIRA do CBA 1º ciclo; mostrando o desenvolvimento do aluno na aprendizagem.







ELEITA NOVA DIRETORIA DA APP


Ocorreu dentro da normalidade no dia 30/10/2007 a eleição da nova diretoria da APP da Escola MARIA AURORA DO NSCIMENTO para o triênio 2008 – 2010. A eleição teve chapa única, participaram da votação conforme o Estatuto, pais, funcionários e alunos com idade superior a 16 anos. O total de votantes foi de 202 eleitores. A chapa vencedora foi diplomada no dia 09/11/07 as 19:00 horas na quadra da escola, tendo como representantes os seguintes nomes:
DIRETORIA EXECUTIVA: Luciene Lagasse (presidente), Marcos Leôncio Teixeira (vice-presidente), Maria Rita dos Santos Brandão (1ª secretária), Sandra Almeida Santos (2ª secretária), Jeneci de Jesus Lagasse (1ª tesoureira), Maria Helena Batista da Silva (2ª tesoureira). CONSELHO FISCAL : Valdeir de Souza, Maria Aparecida Mendes, Cinelândia Bezerra da Silva, Ione Neuma Coelho, Ema Paulina Brandeilero Lima. CONSELHO EDUCACIONAL E COMUNITÁRIO: Paulo César Bressa, Fértela Maria Reis Costa, Lionedes Josefa da Silva, Dermira Maria das Graças, Maria Isabel Prado Pastrolin, Ronizia Lenzi.

14 de nov. de 2007

VEJA O VÍDEO DO PROJETO EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL

ESCOLA DESENVOLVE PROJETO DE EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL


Está acontecendo na ESCOLA MARIA AURORA o desenvolvimento do projeto “ EDUCAÇÃO E DIVERSIDADE ÉTNICO-RACIAL”, com o envolvimento de toda a comunidade escolar. A abertura do projeto aconteceu no dia 09/11/07 e teve a presença expressiva da comunidade para prestigiar as danças da cultura Afro, desfile contemplando a beleza negra, desfile temático do continente Africano, roda de capoeira, apresentação de Hip hop da comunidade, cantigas de roda e outros.
Foram apresentados pratos típicos da culinária afro-brasileira. O projeto tem como objetivo principal levar o aluno e a comunidade a reconhecer sua inclusão na história de seus antepassados compreendendo sua importância no contexto atual. No desenvolvimento do projeto serão trabalhados ainda: apreciação de textos diversos, debates em sala, teatros, vídeos, artesanatos e filmes temáticos.
Com este projeto a escola participa da construção de uma educação que seja geradora de cidadania; que atenda e respeite as diversidades e peculiaridades da população brasileira.

12 de nov. de 2007

ESCOLA DESENVOLVE PROJETO DE LEITURA COM ZIRALDO E ANA MARIA MACHADO


Foi desenvolvido na Escola Maria Aurora o projeto “O Fantástico Mundo da Leitura”, com Ziraldo e Ana Maria Machado, contemplado pelo PROFIPES. Para a realização do mesmo foram adquiridos mais de 200 livros infantis e infanto-juvenis, com o intuito de incentivar a leitura.
Durante os meses de agosto, setembro e outubro, além das leituras realizadas pelos alunos, eles produziram poesias, desenhos, cartazes e gibis. No encerramento do projeto houve exposição destes trabalhos, bem como apresentação teatral baseado nas historias lidas. O projeto contemplou toda as turmas do CBA a 9ª série.

IMAGENS DO PROJETO: O FANTÁSTICO MUNDO DA LEITURA