28 de set. de 2009

INFLUENZA A (H1N1)

 

De acordo com as normas da Comissão Municipal quanto as orientações e tratamento sobre a gripe causada pelo vírus Influenza A (H1N1)  e objetivando a prevenção de surtos entre escolares da rede de ensino de Cacoal, as professoras Maria das Vitórias juntamente com a supervisora Maria Izabel Pastrolin , trabalharam o tema em nossa escola,levando os alunos  a conhecer as manifestações da doença, bem como as suas formas de transmissão,e  sem alarmismos, adotar as medidas de prevenção mais adequadas sobre o assunto,através de textos,debates e cartazes.

A Influenza A (H1N1) é uma doença respiratória causada pelo vírus A e assim como a gripe sazonal, é transmitida de pessoa a pessoa, principalmente por meio de tosse, espirro ou contato com secreções respiratórias  de pessoas infectadas.

Vários países do mundo vem apresentando casos confirmados e óbitos por este tipo de Vírus e o município de Cacoal registrou um óbito causado pelo Vírus Influenza A (H1N1).

Ainda não existe uma vacina contra o Vírus A(H1N1), embora possa vir a existir no futuro.

Desde a antiguidade está constatado que hábitos de higiene mais simples e comuns são fundamentais para evitar a propagação de doenças.

Considerando a capacidade da Influenza A (H1N1) de provocar SURTOS e EPIDEMIAS , será necessário o monitoramento das SINDROMES GRIPAIS EM ESCOLARES.

Para tanto, faz-se necessário:

a) A formação de multiplicadores para as ações de educação e saúde, visando a prevenção e controle da influenza em ambientes escolares;

b) Caso algum escolar apresente sintomas de gripe em sala de aula, o mesmo deverá ser encaminhado para um ambiente arejado até que os responsáveis venham busca-lo;

c)Orientar pais e/ ou responsáveis que todo escolar que apresentar sinais e sintomas de gripe seja avaliado em uma unidade básica de saúde mais próximo de sua residência ou por um médico de sua escolha;

d) Recomendar aos pais e/ ou responsáveis de escolares com sintomas de gripe que permaneçam em casa, em ambiente arejado, até que seja liberado pelo profissional de saúde que o acompanhou, mantendo o afastamento dentro do período de transmissão da doença (adultos : um dia antes até o 7º dia de inicio dos sintomas e crianças menores de 12 anos: um dia antes até o 14º de inicio dos sintomas)

Medidas gerais de prevenção a adotar pelas escolas e outros estabelecimentos de educação.

  a)Manter as superfícies , os objetos de trabalho e os brinquedos limpos: Limpar frequentemente as superfícies das mesas de trabalho, brinquedos e outros objetos com um desinfetante ou detergente doméstico comum, passando a seguir por água limpa todos os objetos ou brinquedos que possam ser levados à boca, para evitar a ingestão do produto de limpeza.

b) Quanto ao ambiente escolar:manter as salas de aula arejadas, com janelas e portas abertas; disponibilizar água e sabão para lavar as mãos ao entrar na sala de aula,antes de lanchar, após o lanche e na saída;

c)Não compartilhar utensílios pessoais, líquidos e alimentos.

21 de set. de 2009

FORMATURA DO PROERD

Foi neste sábado nas dependências do IV Batalhão da Policia Militar de Cacoal, que aconteceu a Formatura do Proerd.Na ocasião   estavam presentes autoridades, diretores, professores, alunos, pais e  comunidade das    escolas Estaduais.Da nossa escola participavam da formatura alunos de 5º ano A e B das Professoras Ione Neumam e Gislany dos Santos, a aluna do 5º ano A Natanielly Estefany Philppe Demski e a aluna do 5º ano B Jucielly Catarina Portes de Paiva, foram as ganhadoras do premio de melhor redação da Escola Maria Aurora do Nascimento.                                                                                   Proerd é um programa de caráter social preventivo, posto em prática pela Polícia Militar,com o apoio do Governo do Estado e SEDUC, junto aos alunos do 5º ano que encontram-se na faixa etária de 09  a 12 anos de idade e dos adolescentes do 7º ano, na faixa etária de 12 a 14 anos de idade. O programa é aplicado nas escolas da rede de ensino público e privado, através do esforço cooperativo entre Polícia Militar, Escola e família, oferecendo atividades educacionais em sala de aula, que inserem em nossas crianças e adolescentes a necessidade de desenvolver as suas potencialidades, ajudando a preparar para o futuro uma geração consciente do exercício de sua cidadania.

Após a solenidade a REN serviu um delicioso lanche aos formandos.

Parabéns garotada!!!!!

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO.

           

Aconteceu nesta sexta-feira, 04 de setembro de 2009, nas dependências da Escola Maria Aurora do Nascimento o Encontro das Escolas de Cacoal-RO, as quais foram contempladas pelo MEC no Programa Mais Educação para participar da IV Vídeo Conferência. Estando presente os diretores e coordenadores das atividades do Programa Mais Educação nas escolas: Antônio Gonçalves Dias, Aurélio Buarque de Holanda Ferreira, Celso Ferreira da Cunha, Graciliano Ramos, Frei Caneca, Nossa Senhora do Carmo e Paulo Freire. E o coordenador na região Centro Oeste, Professor Mário Cézar.

“ Para se educar uma criança, precisa-se de uma aldeia”

(autor desconhecido)

             

O JOGO DOS HORMÔNIOS

               

.........tudo aconteceu exatamente assim, despertei a curiosidade dos alunos do 8º ano A, a construir um tabuleiro onde jogariam “o jogo dos hormônios”. Tudo foi desenvolvido por eles, as fichas, os tabuleiros, os dados e as peças para marcar o jogo, como mostram as fotos em anexo.......

  Minha participação foi passar as regras do jogo, seqüência do tabuleiro, as perguntas e as respostas para que estudassem para a competição.Foram formados cinco grupos, no mínimo 2 e no máximo 6 pessoas , na primeira fase todos jogavam entre os componentes do próprio grupo os que acertassem mais questões estariam classificados para a segunda etapa, Na segunda etapa as duplas adversárias seriam escolhidas através de sorteio.                                                                                                     A todos os participantes foi atribuída uma nota equivalente a 1,0 ponto, segundo lugar 2,0 pontos, e terceiro lugar 3,0 pontos. Além da nota, o 1º lugar ganhará uma caixa de bombom e o 2º lugar uma barra de chocolate.Tudo pronto e começou a competição, na primeira etapa foram selecionados de acordo com o melhor desempenho junto ao seu grupo os alunos: Natalia, Geisiane , Poliana, Rodrigo  e Fernando.Os alunos Rodrigo e Poliana foram desclassificados através de votação pela maioria por não comparecem a aula no dia do desafio.Após o sorteio, para a segunda etapa, disputaram os alunos: Natália e Fernando, em seguida o ganhador, Fernando disputou com Jéssica.............ficando assim o placar:                                                                                      Geisiane em 1º lugar e Fernando em 2º. !!!                                                                                                      Feliz com a participação dos alunos, só me resta agradecer, pelo respeito de todos, desempenho junto ao grupo, solidariedade e dedicação com os colegas, pois dessa forma construiremos um futuro melhor.                       UUHUUUUUUUUUUUUUUUUU.....PARABÉNS A TODOS..!!                                        

Este foi mais um trabalho da Professora de Ciências: Beloni Corrêa Barreto

           

14 de set. de 2009

1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil!


A 1ª Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa inédita de estudar e debater a história nacional, por meio da leitura e interpretação de documentos, imagens e textos.

Serão cinco fases online e uma fase final com premiação, disputadas por equipes compostas por até 3 estudantes e um professor de história.

Podem participar somente alunos de oitavo e nono anos do ensino fundamental e do I, II e III ano do ensino médio.

As inscrições vão de 1 de agosto a 15 de setembro de 2009, e a Olimpíada começa no dia 21 de setembro de 2009.

Para participar, as escolas públicam pagam o valor de R$ 15,00 por equipe, e as escolas particulares pagam o valor de R$ 35,00 por equipe.

Para saber mais sobre as inscrições, datas, provas e premiação, leia Sobre a Olimpíada e o Manual.

Monte sua equipe e venha participar!

Clique aqui para preencher a inscrição e receber mais informações por e-mail.

3 de set. de 2009

EXPOSIÇÃO DE MAQUETES

Os alunos do 4º ano A da professora Gisele Maria, fizeram uma exposição de Maquetes sobre Latifúndio:O termo latifúndio deriva do latim latifundiu. Na antiguidade, era o grande domínio privado da aristocracia , já no sentido moderno, é um regime de propriedade agrária caracterizado pela concentração desequilibrada de terras pertencentes a poucos proprietários com ou sem aproveitamento físico destas. Ou seja, os latifúndios são extensas propriedades rurais onde existe uma grande proporção de terras cultivadas ou não e são exploradas com tecnologia obsoleta e de baixa produtividade com mão-de-obra de baixo custo.O minifúndio é a propriedade fundiária de dimensão mínima, em função de vários fatores: a situação regional, a destinação econômica e a produtividade.Este trabalho foi realizado no 3º bimestre na aula de geografia, onde os alunos observaram as diferenças de trabalho no espaço rural.

1 de set. de 2009

ALUNOS NOTA “10”

A professora Beloni Corrêa Barreto da disciplina: de Ciências Biológicas do ensino fundamental e a professora Nilma Fabiana da disciplina de Língua Portuguesa e História vem através deste Blog parabenizar os alunos a seguir mencionados: Ricardo Schmidt de Araujo  e Luiza Estevão Coffler do 6º ano B,  Maria Izabel de Souza Bonfim 7º ano A Hygor Augusto Matos Ferreira e Mariana Barros de Assis 8º ano A, os quais com sabedoria, dedicação, assiduidade, participação e compromisso conquistaram seu espaço diante os demais discentes das suas turmas. Espero que esse fato tenha despertado a atenção dos demais alunos, já que os mesmos sabem quão importante é à participação e o desempenho,pois somos todos capazes, basta assumirmos a posição de alunos compromissados com o curso ,e consequentemente as recompensas virão