25 de mai. de 2010

Programa Nacional de Fortalecimento dos Conselhos Escolares


Reuniu- se dia 19/03/2010, nas dependências da escola Maria Aurora do Nascimento, a equipe gestora, juntamente com o corpo docente para discutir os estudos para a elaboração do projeto do Conselho Escolar da escola.
Esse Programa atuará em regime de colaboração com os sistemas de ensino, visando fomentar a implantação e o fortalecimento de Conselhos Escolares nas escolas públicas de educação básica. Cabe ao conselho zelar pela manutenção da escola e monitorar as ações dos dirigentes escolares a fim de assegurar a qualidade do ensino. Eles têm funções deliberativas, consultivas e mobilizadoras, fundamentais para a gestão democrática das escolas públicas, além de fiscalizar a aplicação dos recursos destinados à escola e discutir o projeto pedagógico com a direção e os professores.
Os estudos dos cadernos serão dirigidos através de encontros quinzenais, de maio a setembro, do corrente ano e pretende subsidiar na discussão do processo de implantação do Conselho Escolar e no contexto da política da gestão democrática na escola Maria Aurora

Projeto Unir Cidadania Ativa


Ser cidadão é perceber que fazemos parte do mundo. Nossas escolhas e posturas diante da vida afetam não apenas a nós mesmos, mas também a vida de outras pessoas. Assim como as atitudes das outras pessoas também nos afetam. Podemos agir e transformar as coisas., porém sozinhos não podemos mudar tudo, mesmo por que cada um de nós tem um ponto de vista diferente do que o outro e de como mudarmos as coisas. Ao invés de só reclamarmos podemos agir e fazer transformações. Sou um só, mas ainda assim sou um; não posso fazer tudo, mas ainda posso fazer alguma coisa.
Com ações educativas teve inicio o projeto com as turmas de 6º ano, que será realizado semanalmente durante o ano nas segundas-feiras vespertino e quartas-feiras matutino.

7 de mai. de 2010

COMEMORAÇÃO “DIA DAS MÃES”

Nesta sexta –feira dia 07/05  a direção da Escola Maria Aurora do Nascimento juntamente com seus funcionários(a) comemoraram o dia das “Mães”

Mãe, Presente de Deus

Para completar o homem, Deus a fez mulher...
Mas para participar no milagre da vida, Deus a fez mãe.
Para liderar uma casa, Deus a fez mulher...
Mas para edificar um lar, Deus a fez mãe.
Para estudar, trabalhar e competir, Deus a fez mulher...
Mas para guiar a criança insegura, Deus a fez mãe.
Para os desafios da sociedade, Deus a fez mulher...
Mas para o amor, a ternura e o carinho, Deus a fez mãe.
Para fazer qualquer trabalho, Deus a fez mulher...
Mas para embalar o berço e construir um caráter, Deus a fez mãe.
Para ser princesa, Deus a fez mulher...
Mas para ser rainha, Deus a fez mãe.
Você o mais lindo presente de Deus para mim.
Eu quero ser uma dádiva de Deus para você,
Te Amo Mamãe

Parabéns a todas as Mães pelo seu dia!!!!!!!

ABERTURA DO JOER

     P1010365    P1010367

Nesta sexta-feira, dia 07/05 a Secretaria Estadual de Educação - Seduc, abre oficialmente a fase municipal dos Jogos Escolares de Rondônia – Joer – no município de Cacoal, a solenidade  realizou-se no Ginásio de Esportes Capitão Rui Luiz Teixeira

O Joer valoriza a construção da cidadania, estimulando a prática esportiva e a promoção do relacionamento sócio afetivo e educacional entre os jovens estudantes de Rondônia. “Novos talentos do esporte podem surgir da competição, que se constitui numa vitrine para desportistas rondonienses em idade escolar, de todo o Estado. Educadores são unânimes em afirmar que o rendimento escolar é sensivelmente melhorado com a realização dos jogos. Há um clima de competitividade sadia e desejo de superar limites que se refletem de forma positiva nas atividades em sala de aula”(Irany Freire secretária) .

6 de mai. de 2010

PROINFO 40 HORAS-PROJETOS

Iniciou  nesta quarta-feira dia 05/05/2010 às 17:30 no  Laboratório de Informática Educacional (LIE) da Escola Maria Aurora do Nascimento o curso do Proinfo Integrado 40 horas Projetos,com a 1º aula presencial, direcionado a capacitar os professores  e gestores das escolas públicas.

O curso se fundamenta na articulação entre a prática pedagógica com o uso de tecnologias, a realidade da escola, o contexto da sala de aula e a reflexão sobre a prática de integração das TIC no currículo das distintas áreas de conhecimento.Desenvolver atividades que integrem as dimensões teóricas, metodológicas e práticas para que professores e gestores escolares possam:

  • Identificar as contribuições das TIC para o desenvolvimento de projetos de sala de aula;
  • Abordar o conceito de projeto a partir do resgate histórico relacionado com o contexto educacional e tecnológico;
  • Analisar o conceito de currículo na perspectiva da integração com as TIC;
  • Planejar e desenvolver o Projeto Integrado de Tecnologia no Currículo (PITEC)

Este curso é ministrado pela Coordenadora do LIE desta Escola Jane de Jesus.

AVALIAÇÃO DO GESTAR II

Nos dia 05 e 06/05/2010 a Escola Maria Aurora do Nascimento aplicou aos alunos matriculados de 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental a Avaliação Diagnóstica de entrada de língua Portuguesa (dia 05/05) e Matemática (dia 06/05) no período matutino e vespertino.

Estas avaliações têm como objetivo diagnosticar a aprendizagem dos alunos,  as mesmas foram elaboradas pelo MEC, através do PDE- GESTAR II que é o Programa de Gestão da  Aprendizagem Escolar.

A supervisão aproveita aqui o espaço para parabenizar a todos os alunos que participaram das avaliações, bem como as professoras cursistas do GESTAR II  Maria das Vitórias e Nilma Fabiana.( Texto Érica Azevedo)

4 de mai. de 2010

PROVINHA BRASIL

100_0122    100_0132

A Provinha Brasil é uma avaliação diagnóstica aplicada aos alunos matriculados no segundo ano do ensino fundamental. A intenção é oferecer aos professores e gestores escolares um instrumento que permita acompanhar, avaliar e melhorar a qualidade da alfabetização e do letramento inicial oferecidos às crianças. A partir das informações obtidas pela avaliação, os professores têm condições de verificar as habilidades e deficiências dos estudantes e interferir positivamente no processo de alfabetização, para que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade, uma das metas do Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE).

Na Escola Maria Aurora a provinha Brasil foi aplicado em duas turmas de CBA II, no dia 04/05/2010.