31 de mar. de 2011

CERTIFICAÇÃO DOS CURSISTAS GESTAR II



Parabéns as professoras Maria Vitórias e Nilma Fabiana, pela participação no curso Gestar II.

O programa Gestão de Aprendizagem_ Gestar II, voltado para as áreas de Língua Portuguesa e Matemática é uma iniciativa do Ministério da Educação.
O Gestar II é destinado aos professores que atuam nos anos-séries finais do Ensino Fundamental da rede pública e objetiva a formação continuada ampla pelo aprofundamento teórico-metodológico para que sejam alcançadas melhorias nas práticas pedagógicas.
O foco do programa é a atualização dos saberes profissionais por meio de subsídios e do acompanhamento da ação do professor no próprio local de trabalho. Sendo que a sua proposta pedagógica baseia-se na concepção sócio-construtivista do processo de ensino-aprendizagem. Assim aluno e professor constroem juntos o conhecimento em sala de aula, por meio de uma relação interdependente, apoiada no interesse e na participação do professor como mediador entre os alunos e o conhecimento social e historicamente construído.

30 de mar. de 2011

ESTUDO PDE






O QUE É PDE?


O PDE é uma ferramenta gerencial utilizada com o propósito de auxiliar a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe esteja trabalhando para atingir os mesmos objetivos, avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em mudança. O PDE constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. entretanto, apesar de o foco estar no futuro, as decisões devem ser tomadas no presente. O PDE não lida apenas com decisões futuras e sim, principalmente, com o futuro das decisões que são tomadas cotidianamente na escola. Não é uma tentativa de eliminar todos os riscos mas de aborda-lo e administrá-los de maneira eficiente e eficaz.


O PDE pode ser considerado, assim, como um processo de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade do ensino. É elaborado de modo participativo com a comunidade escolar (equipe escolar, pais de alunos e outras partes interessadas). Definir o que é a escola, o que ela pretende fazer, aonde ela pretende chegar de que maneira e com quais recursos . É um processo coordenado pela liderança da escola para o alcance de uma maneira mais eficiente e eficas com a melhor concentração de esforços e de recursos.


No PDE, a escola analisa o seu desempenho, seus processos, suas relações internas e externas, seus valores, sua missão, suas condições de funcionamento e seus resultados. A partir dessa análise, projeta o seu futuro, define aonde quer chegar, que estratégias adotadas para alcançar seus objetivos, que processos desenvolverá, quem estará envolvidos, em cada processo e qual o perfil de saída de seus alunos.

24 de mar. de 2011

COMUNICADO AOS PAIS E ALUNOS



Comunicamos que segunda-feira dia 28/03/2011, não haverá aula, pois estaremos em estudo sobre o PDE (PLANO DE DESENVOLVIMENTO DA EDUCAÇÃO). Agradecemos a compreensão.

23 de mar. de 2011

Dia Mundial da Água






No dia 23 de março de 2011, aconteceu o momento cívico, onde, alunos e professores cantaram o Hino Nacional e posteriormente , abordado o tema, Dia Mundial da Água, a professora Beloni fez uma breve explanação sobre sua história, importância, e por que devemos preserva-la.

História do Dia Mundial da Água

O Dia Mundial da Água foi criado pela ONU (Organização das Nações Unidas) no dia 22 de março de 1992. O dia 22 de março, de cada ano, é destinado a discussão sobre os diversos temas relacionadas a este importante bem natural.

Dois terços do planeta Terra é formado por este precioso líquido, mas somente cerca de 0,008 %, do total da água do nosso planeta é potável (própria para o consumo) e grande parte das fontes desta água (rios, lagos e represas) esta sendo contaminada, poluída e degradada pela ação predatória do homem. Esta situação é preocupante, pois poderá faltar água , num futuro próximo, para o consumo de grande parte da população mundial. Pensando nisso, foi instituído o Dia Mundial da Água, cujo objetivo principal é criar um momento de reflexão, análise, conscientização e elaboração de medidas práticas para resolver tal problema.

No dia 22 de março de 1992, a ONU também divulgou um importante documento: a “Declaração Universal dos Direitos da Água”. Este texto apresenta uma série de medidas, sugestões e informações que servem para despertar a consciência ecológica da população e dos governantes para a questão da água.


Declaração Universal dos Direitos da Água

Art. 1º - A água faz parte do patrimônio do planeta. Cada continente, cada povo, cada nação, cada região, cada cidade, cada cidadão é plenamente responsável aos olhos de todos.

Art. 2º - A água é a seiva do nosso planeta.Ela é a condição essencial de vida de todo ser vegetal, animal ou humano. Sem ela não poderíamos conceber como são a atmosfera, o clima, a vegetação, a cultura ou a agricultura. O direito à água é um dos direitos fundamentais do ser humano: o direito à vida, tal qual é estipulado do Art. 3 º da Declaração dos Direitos do Homem.

Art. 3º - Os recursos naturais de transformação da água em água potável são lentos, frágeis e muito limitados. Assim sendo, a água deve ser manipulada com racionalidade, precaução e parcimônia.

Art. 4º - O equilíbrio e o futuro do nosso planeta dependem da preservação da água e de seus ciclos. Estes devem permanecer intactos e funcionando normalmente para garantir a continuidade da vida sobre a Terra. Este equilíbrio depende, em particular, da preservação dos mares e oceanos, por onde os ciclos começam.

Art. 5º - A água não é somente uma herança dos nossos predecessores; ela é, sobretudo, um empréstimo aos nossos sucessores. Sua proteção constitui uma necessidade vital, assim como uma obrigação moral do homem para com as gerações presentes e futuras.

Art. 6º - A água não é uma doação gratuita da natureza; ela tem um valor econômico: precisa-se saber que ela é, algumas vezes, rara e dispendiosa e que pode muito bem escassear em qualquer região do mundo.

Art. 7º - A água não deve ser desperdiçada, nem poluída, nem envenenada. De maneira geral, sua utilização deve ser feita com consciência e discernimento para que não se chegue a uma situação de esgotamento ou de deterioração da qualidade das reservas atualmente disponíveis.

Art. 8º - A utilização da água implica no respeito à lei. Sua proteção constitui uma obrigação jurídica para todo homem ou grupo social que a utiliza. Esta questão não deve ser ignorada nem pelo homem nem pelo Estado.

Art. 9º - A gestão da água impõe um equilíbrio entre os imperativos de sua proteção e as necessidades de ordem econômica, sanitária e social.

Art. 10º - O planejamento da gestão da água deve levar em conta a solidariedade e o consenso em razão de sua distribuição desigual sobre a Terra.




22 de mar. de 2011

1º ENCONTRO REGIONAL DE GÊNEROS E ETNIA


O Sintero promoveu no dia 18 de março, em Cacoal, um seminário com o tema: “Gênero e Etnia – Violência contra a mulher e discriminação racial”
O evento foi realizado na sede da Regional Café, com palestras de Claudir Mata (presidente do Sintero e diretora executiva da CNTE); do professor João Ramão Zarate (Secretário de Assuntos Educacionais e coordenador do programa estadual de combate às DSTs-AIDS) com a colaboração da professora Gilka Rodrigues Machado (Secretária de Imprensa e Divulgação do Sintero e diretora do Sintero Saúde); de Ivonete Carvalho, da Delegacia da Mulher de Cacoal; e de Joelma dos Santos, Presidente do Conselho da Mulher de Cacoal expôs o trabalho realizado por aquele Conselho e os dados de Cacoal e Maria Luiza Secretária de Gênero e Etnia do SINTERO sobre Tipos de Violência Contra a Mulher e Conceito de Gênero.

Participaram, ainda, da abertura do seminário os professores Fátima Gaviolli, Representante da SEDUC em Cacoal, Lindomar, Diretora da Casa de Cultura de Cacoal, que representou o Prefeito do município,Irani representando o Secretário Municipal de Educação, e Maria Mariley. Diretora da Regional do SINDSEF, professores e trabalhadores em educação de Cacoal.

ANIVERSARIANTES DE MARÇO

Somos "passageiros"
de um lindo raio de luz
que nos conduzem a eternidade.

Conseguir perceber,
sentir e tocar este raio de luz dourado
é como manter uma comunicação permanente com os nossos anjos.
Os anjos são nossos protetores e nossos guias verdadeiros,
que nos conduzem de uma forma iluminada ao entendimento,
a compreensão e ao amor.
E nos incentivam principalmente a construção de uma vida em plena harmonia com o universo.
Portanto, olhe para o céu hoje,
deixe que seu coração seja banhado por este "oceano de luz" que irá transformar sua vida.
Deixe que ele ilumine sua vida com os raios da "FELICIDADE"!!!


FELIZ ANIVERSÁRIO!!!


9 de mar. de 2011

PARABENS AO DIA DA MULHER

Mulher...

Que traz beleza e luz aos dias mais difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força
Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
Mulher,
Que luta pelos seus ideais,
Que dá a vida pela sua família
Mulher
Que ama incondicionalmente
Que se arruma, se perfuma
Que vence o cansaço
Mulher,
Que chora e que ri
Mulher que sonha...

Tantas Mulheres, belezas únicas, vivas,
Cheias de mistérios e encanto!
Mulheres que deveriam ser lembradas,
amadas, admiradas todos os dias...

Para você, Mulher tão especial...



OLHA O CARNAVAL AÍ, GENTE!!!



O Brasil é conhecido como o "país do carnaval" e, como bons brasileiros, devemos saber um pouco sobre essa festa que contagia muita gente daqui e de diversas partes do mundo.

A HISTÓRIA DO CARNAVAL

O carnaval é uma festa popular muito antiga e, por isso, não se sabe
a origem exata dessa comemoração. O que se sabe é que essa tradição vem sendo transmitida de geração a geração há muitos séculos.
Quem trouxe o carnaval ao Brasil foram os portugueses, por volta de 1750. Nessa época, a festa era chamada de entrudo, palavra que vem do latim introitu e significa entrada, pois a comemoração começava na entrada (início) da Quaresma.
Mais tarde, surgiram as máscaras, as fantasias e as marchinhas. A serpentina (de origem francesa) e o confete (de origem espanhola) que enfeitam os bailes de salão chegaram ao Brasil em 1892.
Algumas fantasias, como as de Pierrô, Colombina, Arlequim e Rei Momo são bastante tradicionais, principalmente nos bailes de salão. Mas, mesmo com todo o sucesso desses bailes, o carnaval de rua é cada vez mais procurado e ainda preserva parte do folclore brasileiro.


CARNAVAL DE RUA

Desde o início do carnaval brasileiro, muitas pessoas o comemoram nas ruas. Foram assim que apareceram os blocos e os cordões, grupos que cantavam músicas próprias e que deram origem às escolas de samba.
Hoje, nos estados da Região Nordeste, o carnaval de rua reúne uma multidão de pessoas, entre brasileiros e estrangeiros.
Cada estado tem sua maneira de festejar. Na Bahia, por exemplo, a grande atração são os trios elétricos e, em Pernambuco, danças tradicionais como o frevo e o maracatu fazem a festa de adultos e crianças.