30 de mar. de 2011

ESTUDO PDE






O QUE É PDE?


O PDE é uma ferramenta gerencial utilizada com o propósito de auxiliar a escola a realizar melhor o seu trabalho: focalizar sua energia, assegurar que sua equipe esteja trabalhando para atingir os mesmos objetivos, avaliar e adequar sua direção em resposta a um ambiente em mudança. O PDE constitui um esforço disciplinado da escola para produzir decisões e ações fundamentais que moldam e guiam o que ela é o que faz e por que assim o faz, com um foco no futuro. entretanto, apesar de o foco estar no futuro, as decisões devem ser tomadas no presente. O PDE não lida apenas com decisões futuras e sim, principalmente, com o futuro das decisões que são tomadas cotidianamente na escola. Não é uma tentativa de eliminar todos os riscos mas de aborda-lo e administrá-los de maneira eficiente e eficaz.


O PDE pode ser considerado, assim, como um processo de planejamento estratégico que a escola desenvolve para a melhoria da qualidade do ensino. É elaborado de modo participativo com a comunidade escolar (equipe escolar, pais de alunos e outras partes interessadas). Definir o que é a escola, o que ela pretende fazer, aonde ela pretende chegar de que maneira e com quais recursos . É um processo coordenado pela liderança da escola para o alcance de uma maneira mais eficiente e eficas com a melhor concentração de esforços e de recursos.


No PDE, a escola analisa o seu desempenho, seus processos, suas relações internas e externas, seus valores, sua missão, suas condições de funcionamento e seus resultados. A partir dessa análise, projeta o seu futuro, define aonde quer chegar, que estratégias adotadas para alcançar seus objetivos, que processos desenvolverá, quem estará envolvidos, em cada processo e qual o perfil de saída de seus alunos.

Nenhum comentário: