A E.E.E.F. Maria Aurora do nascimento iniciou suas atividades do Programa Mais Educação no dia 03 de outubro atendendo 250 alunos ofertando mais três horas de atividades diárias e 06 oficinas, totalizando 7 horas de atividades semanais. Com o compromisso de atender alunos com dificuldade de aprendizagem e proporcionar momentos de esporte e lazer enfatizamos desde o início, já no encontro com todos os monitores, a importância do estabelecimento de relações interpessoais e coletivas para a apropriação e o acesso a conhecimentos e experiências, de esporte e lazer, considerados como dois dos fatores prioritários do desenvolvimento humano. Relações que, para serem mantidas, devem priorizar os valores que alicerçam a convivência entre iguais e diferentes, bem como ampliar e diversificar as formações e oportunidades de práticas de esporte e lazer pelos sujeitos de todas as idades. E que, através destas as atividades de ciências e horta também fossem encaradas pelos alunos da mesma maneira.
Entendemos que cada sujeito vive etapas diferentes de aprendizagem, com facilidades, dificuldades, competências e habilidades diversas; com possibilidades de aprender que também se diferenciam uma das outras, traduzindo em experiências únicas as práticas culturais. Todos podem aprender coisas diferentes em tempos diferentes, o que garante a diversidade e a riqueza cultural. E, nesse contexto, o esporte e o lazer têm papéis especiais na formação ampliada, tendo em vista a educação integral, que implica escola, família e comunidade.
Nossos alunos foram selecionados pelos professores através de diagnósticos feitos por eles mesmos, obedecendo aos critérios de dificuldades de aprendizagem, risco social e distorção – idade série, contemplando principalmente os alunos do 4º ao 9º Ano.
A implantação do programa na escola não foi tarefa fácil, encontramos diversos obstáculos como falta de monitores e parceiros para ceder o espaço físico, considerando que, sem muita experiência optamos por duas atividades de esporte que agregando a educação física não foi tarefa fácil conciliar os horários e por mais de uma vez tivemos que realizar mudanças no horário de toda a escola. A área livre para a prática das atividades de recreação não é grande e fica no coração da escola, causando tumulto e distração para os alunos que se encontram em sala de aula. Mas com esforço e colaboração da comunidade escolar conseguimos contornar todos os obstáculos e encerramos as atividades desta etapa (outubro/novembro) em 27 de novembro de 2011.
Consideramos que o Programa Mais Educação trouxe uma proposta estimulante para nossa escola, criando uma expectativa de resgatar das ruas e amenizar a ociosidade das crianças e adolescentes de nossa comunidade, além disso, fornecer uma educação de qualidade e formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimento para transformar o ambiente em que vive, a escola está priorizando espaços adequados para a realização das oficinas e redefinindo o horário e a forma de organização das oficinas.
Das oficinas propostas a nossa clientela as que mais atraíram foram o futsal, dança e horta e estas influenciaram de maneira decisiva a participação dos alunos nas demais atividades. Os monitores foram incansáveis para que as crianças pudessem desenvolver habilidades múltiplas.
Entendemos que cada sujeito vive etapas diferentes de aprendizagem, com facilidades, dificuldades, competências e habilidades diversas; com possibilidades de aprender que também se diferenciam uma das outras, traduzindo em experiências únicas as práticas culturais. Todos podem aprender coisas diferentes em tempos diferentes, o que garante a diversidade e a riqueza cultural. E, nesse contexto, o esporte e o lazer têm papéis especiais na formação ampliada, tendo em vista a educação integral, que implica escola, família e comunidade.
Nossos alunos foram selecionados pelos professores através de diagnósticos feitos por eles mesmos, obedecendo aos critérios de dificuldades de aprendizagem, risco social e distorção – idade série, contemplando principalmente os alunos do 4º ao 9º Ano.
A implantação do programa na escola não foi tarefa fácil, encontramos diversos obstáculos como falta de monitores e parceiros para ceder o espaço físico, considerando que, sem muita experiência optamos por duas atividades de esporte que agregando a educação física não foi tarefa fácil conciliar os horários e por mais de uma vez tivemos que realizar mudanças no horário de toda a escola. A área livre para a prática das atividades de recreação não é grande e fica no coração da escola, causando tumulto e distração para os alunos que se encontram em sala de aula. Mas com esforço e colaboração da comunidade escolar conseguimos contornar todos os obstáculos e encerramos as atividades desta etapa (outubro/novembro) em 27 de novembro de 2011.
Consideramos que o Programa Mais Educação trouxe uma proposta estimulante para nossa escola, criando uma expectativa de resgatar das ruas e amenizar a ociosidade das crianças e adolescentes de nossa comunidade, além disso, fornecer uma educação de qualidade e formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimento para transformar o ambiente em que vive, a escola está priorizando espaços adequados para a realização das oficinas e redefinindo o horário e a forma de organização das oficinas.
Das oficinas propostas a nossa clientela as que mais atraíram foram o futsal, dança e horta e estas influenciaram de maneira decisiva a participação dos alunos nas demais atividades. Os monitores foram incansáveis para que as crianças pudessem desenvolver habilidades múltiplas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário