28 de dez. de 2011

PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO


A E.E.E.F. Maria Aurora do nascimento iniciou suas atividades do Programa Mais Educação no dia 03 de outubro atendendo 250 alunos ofertando mais três horas de atividades diárias e 06 oficinas, totalizando 7 horas de atividades semanais. Com o compromisso de atender alunos com dificuldade de aprendizagem e proporcionar momentos de esporte e lazer enfatizamos desde o início, já no encontro com todos os monitores, a importância do estabelecimento de relações interpessoais e coletivas para a apropriação e o acesso a conhecimentos e experiências, de esporte e lazer, considerados como dois dos fatores prioritários do desenvolvimento humano. Relações que, para serem mantidas, devem priorizar os valores que alicerçam a convivência entre iguais e diferentes, bem como ampliar e diversificar as formações e oportunidades de práticas de esporte e lazer pelos sujeitos de todas as idades. E que, através destas as atividades de ciências e horta também fossem encaradas pelos alunos da mesma maneira.
Entendemos que cada sujeito vive etapas diferentes de aprendizagem, com facilidades, dificuldades, competências e habilidades diversas; com possibilidades de aprender que também se diferenciam uma das outras, traduzindo em experiências únicas as práticas culturais. Todos podem aprender coisas diferentes em tempos diferentes, o que garante a diversidade e a riqueza cultural. E, nesse contexto, o esporte e o lazer têm papéis especiais na formação ampliada, tendo em vista a educação integral, que implica escola, família e comunidade.
Nossos alunos foram selecionados pelos professores através de diagnósticos feitos por eles mesmos, obedecendo aos critérios de dificuldades de aprendizagem, risco social e distorção – idade série, contemplando principalmente os alunos do 4º ao 9º Ano.
A implantação do programa na escola não foi tarefa fácil, encontramos diversos obstáculos como falta de monitores e parceiros para ceder o espaço físico, considerando que, sem muita experiência optamos por duas atividades de esporte que agregando a educação física não foi tarefa fácil conciliar os horários e por mais de uma vez tivemos que realizar mudanças no horário de toda a escola. A área livre para a prática das atividades de recreação não é grande e fica no coração da escola, causando tumulto e distração para os alunos que se encontram em sala de aula. Mas com esforço e colaboração da comunidade escolar conseguimos contornar todos os obstáculos e encerramos as atividades desta etapa (outubro/novembro) em 27 de novembro de 2011.
Consideramos que o Programa Mais Educação trouxe uma proposta estimulante para nossa escola, criando uma expectativa de resgatar das ruas e amenizar a ociosidade das crianças e adolescentes de nossa comunidade, além disso, fornecer uma educação de qualidade e formação de cidadãos conscientes e dotados de conhecimento para transformar o ambiente em que vive, a escola está priorizando espaços adequados para a realização das oficinas e redefinindo o horário e a forma de organização das oficinas.
Das oficinas propostas a nossa clientela as que mais atraíram foram o futsal, dança e horta e estas influenciaram de maneira decisiva a participação dos alunos nas demais atividades. Os monitores foram incansáveis para que as crianças pudessem desenvolver habilidades múltiplas.

Nenhum comentário: