No dia 16 de maio de 2013 às 18:00 horas no LIE (Laboratório de Educação Educacional) da Escola Maria Aurora do Nascimento, foi realizada a Formação de Hagaquê com as professoras: Jeneci Jesus Lagasse e Beloni Corrêa Barreto
O Hagaquê é um software educativo de apoio à alfabetização e ao domínio da linguagem escrita. Trata-se de um editor de histórias com um banco de imagens com os diversos componentes para a construção de cenários, personagens, etc.
Hagaquê é o mesmo que HQ, abreviatura para História em Quadrinhos no Brasil. Foi desenvolvido de modo a facilitar o processo de criação de uma história em quadrinhos por uma criança ainda inexperiente no uso do computador, mas com recursos suficientes para não limitar sua imaginação.
Objetivos deste software: Desenvolver a capacidade de expressar por meio da escrita e oralmente, as ideias; Estimular a criatividade dos alunos utilizando-se dos conhecimentos pessoais para a produção da história em quadrinhos;Possibilitar o conhecimento e a utilização das ferramentas do programa Hagaquê no computador; Incentivar o desenvolvimento de atividades pedagógicas utilizando o Software Hagaquê para que os educandos possam identificar por meio da leitura e interpretação de textos, as marcas linguísticas e os elementos visuais indicadores de ações que permitam a construção de sentido das histórias;
Pensando na qualidade de ensino e em metas a serem atingidas,buscou-se por essa formação por entender que os alunos poderão trabalhar este software com seus respectivos professores na elaboração de Histórias em Quadrinhos desenvolvendo assim a Leitura e escrita.
Tivemos a participação de 17 professores de CBA ao 9º ano nesta oficina. Os professores que participaram gostaram bastante da proposta deste software, fizeram duplas ou sozinho suas próprias história em quadrinhos.
Os professores devem preparar seus alunos, pois precisam saber a melhor maneira de criar produtos para os meios de comunicação. Pois “As tecnologias não são boas ou más. Depende do uso que você faz delas.”
Nenhum comentário:
Postar um comentário