8 de ago. de 2013

BULLYING É TEMA ABORDADO PELA ESCOLA MARIA AURORA



Na semana passada, professores e alunos da Escola Maria Aurora desenvolveram atividades abordando a temática bullying. O projeto teve como objetivo conscientizar os alunos sobre as práticas de violência no ambiente escolar e na internet (cyberbullying), assim como, levar ao conhecimento dos alunos os tipos, formas e consequências do bullying.
No laboratório de informática, os alunos do 8º ano desenvolveram uma pesquisa teórica e elaboraram um relatório sobre os tipos de bullying. As demais turmas, orientadas pelos professores, produziram frases, poesias e cartazes abordando a temática.
Na sexta-feira, professores e alunos fizeram o encerramento do projeto. Houve apresentação de cartazes e produções textuais. O sargento Aliomar, coordenador do Programa Educacional de Resistência às Drogas - PROERD, orientou os alunos sobre as consequências das práticas do bullying e como reconhecer quando um aluno é vítima ou agente desse tipo de violência.
No Brasil, bullying é um termo utilizado para qualificar comportamentos agressivos no âmbito escolar, praticados tanto por meninos quanto por meninas. Os atos de violência (física ou não) ocorrem de forma intencional e repetitiva, contra um ou mais alunos que se encontram impossibilitados de fazer frente às agressões sofridas.
O projeto realizado na escola é uma extensão da Lei n. 2.590, de 28 de outubro de 2011, que dispõe sobre a criação do Dia de Combate ao Bullying no âmbito do Estado de Rondônia e da Lei 2.621, de 04 de novembro de 2011, que autoriza o poder executivo a instituir o programa de combate ao bullying, de ação interdisciplinar e participação comunitária, nas escolas da rede de ensino público e particular do Estado de Rondônia.

GOVERNO DO ESTADO DE RONDÔNIA.Cartilha de orientação de combate ao bullying. Porto Velho, 2013.

Por Elisandro Félix de Lima 




Nenhum comentário: