24 de set. de 2013

Escolas vencedoras do Prêmio Gestão 2013

Pátio A

A Secretaria de Estado da Educação mantém uma parceira com o Conselho Nacional de Secretário (Consed) para a realização do Prêmio Gestão Escolar no estado, desde sua primeira edição em 1998, e ao longo desses anos muitos foram os ganhos que as escolas públicas de Rondônia obtiveram.

Um dos principais ganhos é a possibilidade de acesso a uma ferramenta sistematizada de auto avaliação que leva a escola a entrar num processo conjunto de reflexão sobre todos os aspectos da gestão e, finalmente, após essa reflexão, a possibilidade de melhorar seus processos, promover as adequações necessárias e fortalecer aquilo de bom que a escola já vem desenvolvendo.
O Prêmio Gestão Escolar é uma forma de estimular as escolas à cultura da auto avaliação como quesito básico para a melhoria da qualidade do ensino.
O Prêmio Gestão Escolar tem como premissa básica, a melhoria da qualidade da educação pela gestão, por entender que é de responsabilidades do gestor o envolvimento com todas as dimensões do cotidiano escolar. Sendo assim, a gestão pode ser vista sob diferentes perspectivas: processos pedagógicos; resultados educacionais obtidos pelos estudantes; participação e atendimento à comunidade; pessoas que compõem a equipe escolar; recursos financeiros e patrimoniais.
Na edição do prêmio Gestão Escolar 2013 foram feitas algumas adaptações e aperfeiçoamentos considerando as mudanças das políticas educacionais e seus desafios, bem como respeitando a grande diversidade sociocultural e econômica do país.  Dentre as mudanças ocorridas, destaca-se:
O Prêmio será Bienal, isto é, nos anos ímpares acontecerá um processo de seleção e premiação e os anos pares serão dedicados à promoção de ações de formação e aperfeiçoamento para as equipes gestoras das escolas inscritos e técnicos da secretaria de educação. 
Em razão disso, esse ano foram selecionadas 2 (duas) escolas para a fase nacional, a primeira colocada será a Escola Destaque Estadual 2013, que receberá as premiações previstas no regulamento e a segunda, embora não seja premiada em 2013, receberá atenção especial em 2014.
São Elas:
1ª colocada - IEE Wilson Camargo – Vilhena
2ª colocada - EEEFM. Coronel Jorge Teixeira De Oliveira – Ji-Paraná
As 15 escolas que serão premiadas pelo governo do estado por se destacarem pela boa gestão.
IEE Wilson Camargo – Vilhena
EEEFM. Coronel Jorge Teixeira De Oliveira – Ji-Paraná
EEEFM. Marechal Rondon – Vilhena
EEEF. Aurélio Buarque de Holanda – Nova Brasilândia
EMEIEF. Chapeuzinho Vermelho – Ariquemes
EMEF. José Augusto da Silva – Porto Velho (dist. Extrema)
EEEF. Bom Jesus - Porto Velho
EEEFM. 28 de Novembro – Ouro Preto
EEEFM. Raimundo Euclides Barbosa – Pimenta Bueno
EEEFM. Bela Vista – Porto Velho
EEEFM. Tancredo de Almeida Neves – Cerejeiras
EEEFM. Juscelino Kubistchek – Santa Luzia do Oeste
EEEF. Fernanda Souza de Paula – Espigão do Oeste
EEEFM. Maria Aurora do Nascimento – Cacoal
CEEJA. Euclides da Cunha – Alvorada do Oeste

Retirado do site: http://www.rondonia.ro.gov.br/noticias.asp?id=18295&tipo=Mais%20Noticias

Fonte:  Assessoria Seduc

Fonte: DECOM - Departamento de Comunicação Social

Nenhum comentário: