18 de set. de 2013

PROJETO: SEXUALIDADE NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Dia 17/09/13 nos períodos matutino e vespertino aconteceu na Escola Maria Aurora do Nascimento a primeira palestra do Projeto: Sexualidade na Infância e Adolescência com profissionais da Saúde do Bairro Liberdade (USF) sendo ministrantes da mesma: Psicóloga Ana Nóbrega da Silva, Médica  Anyzabel Liberalino Martins ,Farmacêutica  Daniele Cristina Bonelli Santos, Técnica de Enfermagem Francisca Dionete dos Reis e agentes de Saúde  Sônia Simonetto , Leuci S. Pessoa e Rodrigo de Oliveira Biozuto que abordaram o tema,Higiene Pessoal, uso correto do preservativo e DSTs.

Participaram da palestra alunos do 4º ao 9º ano, todos com o consentimento dos pais ou responsáveis, pois o despertar para a sexualidade é um processo que acompanha as transformações corporais iniciadas na puberdade e a sexualidade é um aspecto natural do ser humano, sendo despertado habitualmente na adolescência. Entretanto, tendo em vista os estímulos externos (contexto social, mídia, etc.)e internos (biológicos) estes aspectos têm conduzido nossos estudantes ao florescimento precoce da sexualidade.

Diante desta situação, percebe-se a necessidade de abordar este tema num contexto educacional, possibilitando o avanço do conhecimento de senso comum dos educandos para o científico, e daí, construir uma base que possibilite reflexão, conhecimento e conscientização dos valores e das atitudes ao se confrontar com esta nova fase de suas vidas, haja vista o índice crescente de crianças grávidas entre a idade de 10 a 14 anos segundo censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE)

Em 2007 ocorreram quase três milhões de nascimentos no país, dos quais 594.205 correspondem a 21,3% das mães entre as idades de 10 e 19 anos. No entanto, a tendência da gravidez na adolescência é de redução. Isto ocorre por conta das campanhas em relação ao uso de preservativo, da disseminação da informação sobre os métodos anticoncepcionais e valorização do ser humano.

O Projeto tem como objetivo contribuir para a criação de um espaço de reflexão e discussão do tema sexualidade e adolescência, estimulando a autonomia e responsabilidade dos jovens para com a saúde do próprio corpo e de sua sexualidade.

As atividades serão desenvolvidas nas disciplinas de L.Portuguesa,Ciências, Matemática, Artes, Geografia e História onde serão desenvolvidos textos, palestras, debates e pesquisa,e o encerramento acontecerá no final do mês de dezembro com uma palestra, onde serão convidados os pais ou responsáveis para prestigiar as atividades e pesquisas desenvolvidas pelos seus filhos. Segue fotos.

Texto  Beloni  Corrêa Barreto.

Nenhum comentário: