30 de set. de 2013

INCLUSÃO ESCOLAR E DESAFIOS DA APRENDIZAGEM

Dia 28 de setembro de 2013 a professora mestra Marinalva Maximiano esteve nas dependências da Escola Maria Aurora para uma palestra com  professores de CBAI ao 9º ano do ensino fundamental sobre: Inclusão Escolar.

Os temas abordados  foram:adaptação, acessibilidade, transtorno bipolar, dislexia, legislação dos especiais,aplicação das verbas, adaptações para deficientes e etc.

Para falar sobre inclusão escolar é preciso repensar o sentido que se está atribuindo à educação, além de atualizar nossas concepções e resignificar o processo de construção de todo o indivíduo, compreendendo a complexidade e amplitude que envolve essa temática.
Também se faz necessário, uma mudança de paradigma dos sistemas educacionais onde se centra mais no aprendiz, levando em conta suas potencialidades e não apenas as disciplinas e resultados quantitativos, favorecendo uma pequena parcela dos alunos.
A ideia de uma sociedade inclusiva se fundamenta numa filosofia que reconhece e valoriza a diversidade, como característica inerente à constituição de qualquer sociedade. Partindo desse principio e tendo como horizonte o cenário ético dos Direitos Humanos, sinaliza a necessidade de se garantir o acesso e a participação de todos, a todas as oportunidades, independentemente das peculiaridades de cada individuo.
Fonte: Portal da Educação.

P1170949P1170950P1170946P1170951

Nenhum comentário: